Bienal do Livro

Celebração em torno da leitura

A Tecnopop foi convidada pelo SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros e pela Fagga, organizadores da Bienal do Livro (RJ) para desenvolver um projeto de Planejamento Estratégico para esta marca que há décadas está presente na vida dos leitores cariocas e fluminenses.

O trabalho começou com o diagnóstico dos valores da marca Bienal do Livro, através da análise do comportamento do público nas redes sociais, estudo dos resultados da pesquisa quantitativa realizada na edição 2009 do evento e entrevistas com representantes de diversos grupos, como editores, professores, jornalistas e membros da Fagga e do SNEL. Com base neste material foi construída uma matriz SWOT da marca e a partir daí iniciou-se a definição de um posicionamento estratégico, que cunhou a relação entre Leitura e Celebração, tão cultuada pelos públicos que frequentam os corredores do Riocentro.

Para a edição de 2011, não foram ativadas ainda novas estratégias na gestão da marca, mas para os próximos anos os leitores podem aguardar novidades que ajudarão a perpetuar o evento como um dos mais importantes do cenário cultural do Rio de Janeiro.

Ficha Técnica
Branding: Tecnopop
Cliente: Fagga e SNEL
Ano: 2010