CultCom Senac Rio

Reposicionando uma referência do ensino profissionalizante carioca

O Centro de Cultura e Comunicação do Senac Rio mudou-se da Zona Norte para Copacabana, investiu em instalações e abriu uma série de novos cursos. Mas para atingir seus objetivos de se tornar uma referência de criação de conhecimento profissionalizante na área de comunicação era necessária uma ação de reposicionamento, qualificando sua metodologia e seu corpo docente.

A Tecnopop apresentou o conceito “CultCom”, contração de Cultura e Comunicação que aponta para leituras baseadas na noção de “cult”. As frases “Seja CultCom Senac Rio” e “Walter Firmo é CultCom Senac Rio” exemplificam o tipo de associação atingida: Senac é Cultura e Comunicação, Senac é Cult, quem está com o Senac é Cult.

As peças desenvolvidas para o CultCom reforçaram esse conceito colocando os professores da instituição em primeiro plano como elementos que questionam os pré-conceitos do público. O próprio espaço do CultCom foi requalificado e ambientado graficamente com os elementos visuais da campanha.

O resultado não demorou a chegar: o volume de compras aumentou, o perfil de público apresentou melhorias qualitativas e os interessados compreenderam que a articulação de saberes era um dos fortes da instituição, passando a comprar vários cursos ao mesmo tempo.

O desafio seguinte é a própria consolidação de imagem CultCom e sua expansão para o universo das lojas polivalentes da rede Senac Rio.

 

Resultados
Resultados imediatos. No primeiro mês de trabalho, elevação sensível de procura e venda de cursos.
Ficha Técnica
Conceito André Stolarski e Luis Marcelo Mendes
Direção de design André Stolarski
Design Theo Carvalho
Produção Sidnei Balbino
Aprovação Eva Kaufman/Adriane Gazzola