IMS

Com o olhar no futuro

O Instituto Moreira Salles, fundado em 1992 pelo embaixador Walther Moreira Salles, completou 25 anos de existência em 2012, promovendo e desenvolvendo o cenário cultural do país. Nesta ocasião, o IMS convidou a Tecnopop para redesenhar a sua marca, com dois requisitos bastante claros:

1. Introduzir a ideia e que o IMS não é para poucos, mas para muitos. Sem desprezar atributos como elegância e sobriedade;

2. Valorizar cada vez mais a sigla IMS, criada por Hélio de Almeida, que já há algum tempo vem ganhando força como representante legítima do Instituto Moreira Salles, com todos os benefícios em que isso implica em termos de impacto, economia e concisão;

IMS: construção do logograma 1

IMS: construção do logograma 2

IMS: construção do logograma 3

IMS: proporções de assinatura

Nessa reformulação, a Tecnopop procurou aproveitar ao máximo qualidades visuais das letras que compõem essa sigla, sem a utilização de nenhum outro elemento visual.

O resultado é um conjunto no qual as diferenças estruturais entre as letras são sublimadas num conjunto coeso, que produz um traçado em expansão progressiva, de onde surgem inúmeras associações positivas relacionadas à instituição, tais como disseminação, expansão, e movimento.

A herança moderna do instituto, por sua vez, está caracterizada no rigor construtivo desta operação, que se apóia nas três formas básicas para produzir cada uma das letras da sigla IMS. A sigla, como a instituição, é contemporânea porque reconsidera constantemente sua história.

IMS Guarda-Chuva

IMS Livraria Cultura

Novo IMS - Instituto Moreira Salles

Ficha técnica
Direção de design: André Stolarski
Design: André Lima