Jorge Amado e Universal

Centenário do escritor baiano

Amado Jorge -  Exposição

A exposição Jorge Amado e Universal ocupou no primeiro semestre de 2012 o Museu da Língua Portuguesa (SP) e fez parte de um conjunto de atividades comemorativas do centenário do escritor baiano.

Com produção da Arte3, cenografia de Daniela Thomas e comunicação visual da Tecnopop, a mostra levou os visitantes a mergulhar no imaginário do criador e reencontrar personagens históricas como Gabriela, Dona Flor e os Capitães de Areia.

Amado Jorge -  Exposição

Amado Jorge -  Exposição

Destaque especial para a seção relacionada às crendices e à belíssima parede de garrafas de azeite de dendê, que formavam um panorama típico da Bahia, com seus mistérios, lendas e crendices, permitindo que as pessoas pudessem viver um pouco deste universo tão especial.

Uma instalação especial simulava rotativas de uma gráfica, com notícias do período de vida política do escritor baiano, uma passagem importante em sua história. Havia ainda uma parede repleta de fitinhas do Bonfim com os nomes de mais de 100 personagens da obra de Jorge Amado, além de exemplares de edições do autor em vários países do mundo.

Ficha Técnica
Design: André Stolarski, Celso Longo e Lucyano Palheta
Assistência de Design: Augusto Erthal e Manu Vasconcelos
Cliente: Arte3
Ano: 2012