O príncipe maldito
Projeto visual do livro
O príncipe maldito, escrito pela historiadora Mary Del Priore e lançado pela editora Objetiva, é um romance de não-ficção e, ao mesmo tempo, um documento que relata aspectos obscuros da história do Brasil. A obra conta os últimos dias do Império Brasileiro, consumido por tramas, traições e melancolia, e tendo como personagem central o príncipe Pedro Augusto de Saxe e Coburgo, que seria chamado D. Pedro III se a república não tivesse sido proclamada. Em pouco tempo, alcançou 7º lugar na lista dos livros de não-ficção mais vendidos no país.
A Tecnopop foi responsável por todo o projeto gráfico. A capa do livro trata dramaticamente a fotografia do príncipe Pedro Augusto, que é parte do acervo do Museu Imperial. Outras imagens de seu conteúdo fazem parte dos acervos do Museu Imperial e do Instituto Moreira Salles, além de itens da Coleção Gilberto Ferrez e do acervo da autora.
Para compor a publicação, foi utilizada uma fonte criada para recuperar a tipografia utilizada no decreto de inauguração da Imprensa Régia, em 1808. Aludindo à leitura de documentos do século 19, ela ajuda a transportar o leitor para a época em que a história ocorre.