Rádio Globo

Redefinindo um patrimônio da radiodifusão brasileira

Existem alguns projetos de identidade visual que fascinam imediatamente pela noção de estar atuando num terreno quase sagrado. E criar um projeto de branding para a Rádio Globo é algo que vai além disso.

Após o sucesso do branding da rádio BEAT98, atualizando a antiga 98FM e levando-a em um ano da quinta posição à vice-liderança das FMs, a Tecnopop foi convocada a repensar a Rádio Globo, emissora pioneira do Sistema Globo de Rádio e patrimônio imaterial do Brasil.

Muito mais do que criar uma nova marca, o desafio era apontar caminhos para converter a Rádio Globo numa produtora de conteúdo de áudio voltado para o jornalismo, esporte e talk focado nas classes B1 e C+, que atue independente da banda ou tecnologia empregada para transmissão desse conteúdo e, dessa forma, obter o retorno correspondente ao tamanho e à qualidade do seu conteúdo e de sua audiência.

Uma dos resultados mais marcantes do processo foi o posicionamento da Rádio Globo. Partindo de idéia de proximidade com o ouvinte, o projeto identificou que não basta só dizer que a Rádio está junta, “sempre ao seu lado”. Essa relação deveria ser qualificada e adicionada de maior intensidade, até porque o sentimento tido pelo ouvinte com relação à Globo é algo incondicional e tão grande que é difícil de ser medido (que vai além do superlativo).

“Bota amizade nisso!” Ele é ao mesmo tempo um reconhecimento de que a relação da rádio com seus ouvintes já é muito mais que uma simples simpatia: é um incentivo para que tudo seja feito com o espírito da amizade. Notícias, esporte, serviços, variedades, opinião? Bota amizade nisso! Negócios, espírito de equipe, relação com as emissoras amigas? Bota amizade nisso! Esse é o espírito da Rádio Globo, e só a Rádio Globo tem esse espírito.

Ficha Técnica
Direção de design: André Stolarski
Design: André Stolarski, Theo Carvalho e Fernando Morgado
Pesquisa e redação: Fernando Morgado
Aprovação : Eva Kaufman, Irene Junqueira, Neide Souza e Rubens Campos
Cliente: Rádio Globo
Ano: 2009