Rio Sul

Identidade de um patrimônio simbólico carioca

Inaugurado em 1981, o RioSul foi o primeiro shopping center do Rio de Janeiro e é até hoje um ícone na cidade. Situado entre as Praias de Botafogo e de Copacabana, adotou para si uma forte política de identificação com a cidade, intitulando-se “o shopping carioca”.

Com o passar dos anos, dezenas de shoppings apareceram na cidade e o RioSul se viu obrigado a realizar reformas profundas para manter sua competitividade. As linhas retas e fechadas da arquitetura original foram substituídas por espaços sinuosos, abertos e fluidos. A essa altura, so shopping realizou uma concorrência para reformular sua marca, abrindo espaço inclusive para o abandono completo da identidade existente. Sabendo da notoriedade do sinal que o identificava, concluímos que seria melhor mantê-lo, reforçando suas qualidades figurativas, inspiradas na figura de uma vela de Windsurf.

Substituindo o quadrado pelo círculo, inflamos a vela por meio de uma sofisticada geometria e transformamos o rígido nome composto em um caligráfico nome próprio, atualizando simbolicamente a sua relação com a cidade e com o carioca.

Ficha Técnica
Direção de design: André Stolarski
Design: Theo Carvalho e Fernando Rocha
Assistência de design: Fernando Morgado
Cliente: RioSul
Ano: 2009