Flávia Quaresma

Reformulação da identidade visual

A chef Flávia Quaresma é uma das mais procuradas e respeitadas deste competitivo universo da culinária internacional, seja pelo seu restaurante Carême Bistrô ou seu serviço de buffet, ambos no Rio de Janeiro. Para a inauguração de seu novo projeto, um quiosque no Rio Design Shopping, a Tecnopop sugeriu que seu nome, sinônimo de confiança e carisma, fosse usado a seu favor, sendo transformado em uma marca para seus produtos.

O nome “Flávia Quaresma” passou a ser aplicado em seu quiosque e na nova linha de produtos comercializados no ponto de venda. A marca recém-criada ainda pode ser aplicada em qualquer futuro empreendimento da empresária. Com formato que lembra uma espécie de carimbo, o logotipo age como um “selo de qualidade” que significa que a própria Flávia Quaresma certifica aquele produto que está sendo oferecido em seu nome.Uma diretriz necessária para a criação da marca era a de que ela devesse parecer, ao mesmo tempo, sofisticada e acessível para que fosse aplicada na linha de produtos que oferece a mesma experiência gastronômica do refinado Carême por um preço mais ao alcance daqueles que passeiam pelo shopping Rio Design. A tipografia da marca é justamente o elemento que traduz essas qualidades: as letras do nome Flávia Quaresma, ao contrário do que ocorre em outras famílias tipográficas, são heterogêneas entre si e, às vezes, dentro de uma única letra. O resultado é uma multiplicidade formal que traduz a personalidade multifacetada da chef.

Além de criar toda a identidade visual, a Tecnopop também colaborou para a criação de diversas peças como os uniformes dos funcionários, acrílicos diversos, cardápio, cartas de vinhos, jogos americanos, copos descartáveis, etiquetas e cartões de visitas, entre outras, sempre garantindo que cada item esteja dentro da identidade criada.

Ficha Técnica
Design: Clara Meliande
Assistência de design: Julia Bessler
Aprovação: Flávia Quaresma